Conheça a ABAHEFaça uma doação
Pesquisas sobre Ataxias

Pesquisas sobre os diversos tipos de ataxias e nas mais variadas áreas.

Avaliação Cardiológica na Ataxia de Friedreich utilizando a Ressonância Magnética Cardíaca
Pesquisador(a): Thiago Dias Venancio e Marcondes C. França Jr.
Área da Pesquisa: Cardiologia
Tipo de Pesquisa: Tese de Mestrado
Tipo de Ataxia: ataxia de Friedreich
Instituição: Unicamp
Local: Campinas - SP - Brasil  -  Encerramento das Inscrições: 31/12/2015
Pesquisa: Em Andamento
Descrição:
A ataxia de Friedreich é a ataxia hereditária mais comum, de início precoce, evolução progressiva e não apresenta tratamento curativo até o momento. Alterações cardíacas podem ocorrer em até 40% dos pacientes, e devem ser prontamente reconhecidas. Com os exames de rotina, o diagnóstico destas alterações no coração é feito de forma tardia muitas vezes. Por isso, propomos realizar nesta pesquisa uma avaliação cardiológica abrangente, com ênfase no uso da ressonância magnética cardíaca.  O estudo pretende identificar alterações cardíacas estruturais e funcionais; quantificar depósitos de ferro e fibrose; e correlacionar tais alterações com as manifestações neurológicas. Para tanto, os pacientes serão submetidos a um conjunto de testes composto por uma avaliação clínica-neurológica, exame de ressonância magnética, ecocardiografia e análise de marcadores quimicos e genéticos.
Objetivo:
O objetivo da pesquisa é fazer uma investigação cardiológica detalhada nos pacientes com ataxia de Friedreich, procurando identificar os exames mais sensíveis para detecção de alterações cardíacas.
O que é necessário para ser voluntário ?
Apresentar a ataxia de Friedreich, confirmada por teste genético. Ter disponibilidade para realização de uma avaliação clínica-neurológica, com duração de cerca de 30 a 40 minutos, coleta de sangue para testes de marcadores, responder aos questionários (duração de cerca de 30 minutos), imagem de ressonância magnética com duração de 40 minutos e ecocardioagrafia de 20mins. Para a realização de aquisição de imagem é preciso que o voluntário não possua prótese metálica, clipes metálicos, marca-passo, problemas renais, e nem fobia a lugares fechados.
Inscrições e mais informações: thiagodv@ifi.unicamp.br, mcfrancajr@uol.com.br, telefone (19) 35217754 (ambulatório de neurologia – nas segundas e terças-feiras, período da manhã, ou nas sextas-f replica watches
Email: contato@abahe.org.br
CNPJ 09.575.993/0001-02