Conheça a ABAHEFaça uma doação

Artigos

Ataxia Brasil Geral - O 18º Encontro da Abahe é marco na história da ataxias


Da esq. para a dir.: Dr. Marcondes França (Unicamp.), Dr. Luís Pereira (Universidade de Coimbra, Portugal), Priscila Fonseca (sentada), Dra. Iscia Lopes Cendes e Dra. Cynthia (Unicamp)

This is the technology which enables this breitling replica watch to obtain shock proof.

“Foi um encontro adorável”, palavras de uma das voluntárias do 18º Encontro de Ataxias da ABAHE – Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas – em uma rede social.

Realmente, o Evento foi muito mais profissional que os outros porque na organização tivemos uma ajuda da câmara municipal de Taubaté, que já está acostumada a eventos de grande porte.

Aconteceu no dia 25 de outubro de 2014, no auditório do Sedes, na cidade de Taubaté, das 9h às 17h. O evento transcorreu num clima de paz e alegria. Tudo muito organizado, espaço adaptado.

De profissionais, no período da manhã, tivemos a fonoaudióloga Ana Luiza Toledo, que discorreu sobre um programa de computador, gratuito e fácil de baixar, de comunicação alternativa, chamado Let Me Talk. Paulo Gustavo Tavares, naturólogo, falou sobre Reiki e como essa energia curativa atua em nós. Logo após, o terapeuta Marcio Simi falou sobre meditação e como é importante termos disciplina.

A tarde, foi a palestra do Dr. Luís Pereira (farmacologista da Universidade de Coimbra e grande estudioso das ataxias, principalmente a SCA3, popularmente conhecida como DMJ – doença de Machado- Joseph), Dra. Iscia Lopes Cendes e dr. Marcondes França (neurogeneticista e neurologista da Unicamp), Luciene Ribeiro (fisioterapeuta especializada pela Unifesp) e Ana Luíza Toledo (fonoaudióloga homecare com experiência em pacientes neurológicos). Estes cinco profissionais participaram de uma sabatina, com perguntas inteligentes, muito além da questão “o que é ataxia”. Pelas questões, temos uma idéia do nível de conhecimento dos pacientes, que com o fenômeno da internet, podem pesquisar muito mais sobre sua doença.

Antes da sabatina, porém, tivemos duas rápidas palestras, uma do dr. Luís Pereira, com o título: DMJ - do mecanismo às terapias, outra do dr. Marcondes, com o título “o neurologista e o paciente com ataxia”.

A sintonia dos participantes formou um ambiente de extrema felicidade e igualava doentes e sadios. E fomos coroados com uma forte chuva bem na saída, nesses tempos de falta d´água.

Para ver as fotos acesse:
https://www.facebook.com/priscila.fonseca.752/media_set?set=a.843809328997587.1073741828.100001055828308&type=3

 



FONTE: ABAHE
Email: contato@abahe.org.br
CNPJ 09.575.993/0001-02